quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CARA DE RATO ( A FORÇA DO APPALOOSA NA VAQUEJADA

  É cada vez maior o número de appaloosas disputando as vaquejadas no nordeste. Aos poucos a raça vem conquistando seu espaço no esporte e hoje já é possível ver cavalos appaloosas disputando de igual para igual os primeiros lugares com animais raça quarto de milha. O Ceará, seguido da Bahia e Pernambuco são os estados que tem apresentado mais animais appaloosas com vitórias significativas.
 
        No Ceará a grande atração  é Arapongas Top Bristly, de propriedade de Francisco Ivanhoé Bezerra de Menezes do Haras Salgadinho. “Cara de Rato”, como é conhecido já conquistou diversos primeiros lugares. Destaque para a Vaquejada de Monteiro - PB, onde ganhou 01 carro e 03 motos, no Crato – CE, onde também ganhou um carro zero com o primeiro lugar, além de uma moto zero conquistado no Circuito Nacional Mastruz com Leite na categoria amador. “Já recebi proposta de R$ 50.000,00 nele e não vendi” diz  Francisco Ivanhoé. “o Cara de Rato além de ser um papa prêmios também é o garanhão chefe do Haras Salgadinho”. Seu treinador e montador Raimundo,  já começou a treinar seus filhos e tem mostrado o mesmo desempenho do pai. Vale ressaltar que o “Cara de Rato” corre puxando na posição de direita e seu esteira e companheiro de premiação também é um appaloosa. Purely Bright Lor também de propriedade de Francisco Ivanho



MADONA APOLLO

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Perfil do Cavalo

NOME NO DOCUMENTO:
MADONA APOLLO
APELIDO:
MADONA APOLLO
SEXO: FêmeaNASCIMENTO: 15/09/2003PELAGEM: AlazãGRAU DE SANGUE: Meio Sangue
PAI: DESPERTO
MÃE: -----------------
PROPRIETÁRIO:
Paulo Henrique Marques


Trata-se de uma Fêmea de magnífica expressão e caracterização racial, beleza zootécnica e morfológica e integrante de comprovada FAMÍLIA de CAMPEÕES.
É detentora de extrema agilidade, força, velocidade e inteligência.
É neta do comprovado Reprodutor APOLO VM. Hoje, faz parte da recém parceria formada pelo GRUPO MARQUES & C.T. PELUCHO - Salvador-BA.



Linhagem Paterna

JET TORO
APOLLO VM
FOR TEARS ONLY
DESPERTO
LADY´S MOON
LUCKY LADY
TRUCKALUCK


Lista com os melhores cavalos de vaquejada de todos os tempos

CAMPANHAS ANTERIORES A 1990

Cavalos:
SABÚ – Chico Gentil
PALHAÇO – Herculano Alves
TELEGRAMA – Genildo Gonçalves
DOMINÓ – Edmilson Valentim
SEGREDO – Lula Guerra
MEIA BRANCA – Lula Guerra

CAMPANHAS ANOS 90

LOURINHO – Clóvis Paiva-PE
CALENDÁRIO – Ivan Nunes-PE
O GATO – Murilo Barbosa (Propr.) – Surubim-PE
CAVALO BAIO - (esteira) de Marcelinho Ceres-PE
MANCHETE
LOURINHO – Johnatas Dantas-RJ
ROXÃO – Johnatas Dantas-RJ
RONALDINHO – Ademir-Riachão do Jacuípe-BA
Éguas:
SHEYLA – Chico Gentil
ÉGUA DE DINIR NOGUEIRA – CE

CAMPANHAS POSTERIORES A 2000

Cavalos:
RATO – Ronaldo Lucena (Propr. e Vaq.) – Caruaru-PE
GÓE – Parque Cowboy – João Pessoa-PB
RICK TORO – Grupo Canário
SHOW DO MILHÃO – Haras LM-BA
Éguas:
TIAZINHA – Fernando Lima
GRAMPOLA
BIG STREAK – Haras LM-BA


ROXÃO SINONIMO DE BOI NO CHÃO



É impossível falar de cavalo de vaquejada sem mencionar seu nome. Ele, que é odiado por uns e amado por outros, pode ter levantado um exército de opositores à sua trajetória nas pistas, mas uma coisa é certa e dela ninguém pode discordar: estamos falando de uma lenda viva. Sua história se confunde com a própria história da vaquejada moderna. Roxão, como é conhecido, é um divisor de águas no processo evolutivo desse esporte e desde que o profissionalismo, o marketing ou seja lá o que mais quiserem apontar atingiu os meandros das nostálgicas “corridas de mourão”, ele é reconhecido como o cavalo de vaquejada da nova era. E justamente por se enquadrar nesse contexto ou, talvez, por ser o precursor do movimento business na vaquejada, sua campanha foi tão controversa.






O GRUPO MATULÃO


No ano de 2006, Kael Rocha, que desde a infância era apaixonado por cavalos, fazenda e vaquejada, e tendo o apoio dos amigos teve a iniciativa de fundar o Grupo Matulão, um sonho que alimentava da infância nas fazendas Faustino e Piçarra no Jati-CE. Vendo a potencialidade e viabilidade econômica da região e o grande interesse por animais de boa linhagem genética para vaquejada, começou a investir na aquisição de garanhões e matrizes para este esporte. Nasce assim o Haras Matulão. Localizado na cidade do Jati, na região do Cariri cearense a 521 km da capital Fortaleza tendo acesso principalmente pela BR 116.

O primeiro garanhão a vir para o Haras foi Royal Bingo Tari (Leão do Matulão), trazendo no seu registro cinco vezes o nome do lendário DOC BAR. Depois o grupo investe na aquisição de um outro garanhão, o That Golden VH que traz na sua progênie o maravilhoso TROUBLE TWO TIMES, diversificando a qualidade dos cavalos quarto de milha do haras. Depois disso o Grupo resolve incluir o Paint Horse no Haras adquirindo o The Powerful filho de SPLASH YOU BET (um dos mais belos Paint Horse do Brasil). Agora o grupo inova, trazendo duas amostras do Bretão PO, introduzindo na vaquejada o cruzamento do Bretão com o Quarto de milha, acreditando numa revolução na estrutura física de um novo cavalo de vaquejada.

A partir daí, o Grupo Matulão procurou concentrar todo o seu esforço na produção de cavalos das raças Quarto de Milha, Paint Horse e Bretão, exclusivamente, para o esporte da VAQUEJADA .

Hoje em dia o Matulão tem vendido grande quantidade de coberturas e potros para todo o Brasil, mostrando assim o trabalho, a credibilidade e a qualidade do nosso Haras.